Hidratação da pele

001. Qual a importância de se manter a pele hidratada?
A pele é uma barreira de proteção do organismo. Possui na sua superfície uma mistura de sebo, gordura e suor, conhecido como manto hidrolipídico, que, além de evitar a perda de água , ajuda a defender a pele de infecções por fungos e bactérias.

002. O que é um hidratante?
É uma formulação que tem como função manter a quantidade de água na pele.

003. Do que depende a hidratação adequada da pele?
Depende de vários fatores, como a genética da pessoa, o grau de umidade do ambiente, a integridade da pele e do organismo, cuidados locais, grau de transpiração e da presença de “gorduras” na superfície da pele.

004. O que faz com que a pele fique desidratada?
Vários fatores podem fazer com que a pele fique desidratada. Os fatores climáticos, como o vento, mudanças bruscas na temperatura e o ar seco, favorecem a evaporação de água através da pele, diminuindo o grau de hidratação da mesma. As substâncias químicas, como os detergentes e solventes orgânicos, eliminam a gordura da pele, fazendo com que a mesma fique desprotegida e se desidrate. Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso, é comum ver idosos com pele seca. Alguns problemas de pele, como eczemas, psoríase e ictioses, provocam problemas nas camadas da pele, perturbando sua hidratação.

005. Quais os problemas de uma pele desidratada?
Uma pele seca, desidratada, pode ter sua função de proteção comprometida, além de ser, também, um problema estético, pois seu aspecto é opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação.

006. Que cuidados devemos ter para evitar o ressecamento da pele?
Em primeiro lugar, devemos proteger a pele das agressões externas, ou seja, evitar tomar sol em excesso e sem proteção eficaz. Preferir não usar loções tônicas com muito álcool ou muito desengordurantes que acabam ressecando a pele. Além disso, podemos usar formulações hidratantes que restabeleçam o manto hidrolipídico, o qual é uma proteção para a pele .

007. É verdade que cremes importados não são indicados para brasileiros?
Na verdade, sabemos que os cremes importados costumam ser mais “gordurosos”, o que pode ser inadequado para pessoas com pele oleosa principalmente no verão. No entanto, produtos mais leves, em forma de gel podem ser convenientes.

008. Por que no inverno a pele fica mais ressecada?Que cuidados devemos ter nesta época do ano?
No inverno, a transpiração e a produção de suor e sebo diminuem, refletindo em uma menor lubrificação natural da pele. Além disso, nesta época tomamos banhos mais quentes, que retiram a pouca oleosidade que sobrou. Dessa forma, devemos evitar banhos quentes e demorados e não dispensar um bom hidratante em todo o corpo.

009. Qual hidratante mais adequado para cada tipo de pele?
Existem várias substâncias que podem ser usadas com a função de hidratar a pele, como a uréia, o lactato de amônio, ácido hialurônico, etc. O ideal é que se consulte um dermatologista, que é o profissional mais habilitado para avaliar o tipo de pele e os produtos mais adequados para a mesma.

http://www.turmadapele.com.br/cursinho/#

http://www.turmadapele.com.br/dicas/hidratacao.asp

http://www.turmadapele.com.br/home/


espero que tenham gostado..




besos